top of page

Guaratiba = lugar de grande concentração de garças

O Sítio Burle Marx está na expectativa de se transformar, em 2020, no 23º Patrimônio Mundial existente no Brasil. Recentemente foi a vez de Paraty e Ilha Grande. Guaratiba, onde fica o Sítio, é uma região cheia de histórias. Os portugueses começaram a explorá-la a partir de 1579. Os franceses, liderados por Duclerc, desembarcaram nesta região no início dos anos de 1700 na tentativa de conquistar a cidade do Rio de Janeiro. Era difícil vencer o fogo da Fortaleza de Santa Cruz na entrada da Baía de Guanabara.


A região já serviu de cenário para seriados (Sítio do Pica-Pau Amarelo), filmes e novelas. Hoje em dia, acontecem as festas dos Padroeiros, pois existem várias igrejas como a de Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora das Dores e a de São Pedro, padroeiro dos pescadores, e da Nossa Senhora do Desterro, tombada pelo IPHAN , uma das mais antigas da cidade.


Outrora região de vários engenhos com grande produção de açúcar como a fazenda da Pedra de Guaratiba. No século XVIII a restinga de Marambaia era um porto clandestino de desembarque de africanos utilizados nos trabalhos desses engenhos. A presença do homem nessa região é bem antiga e anterior à chegada dos portugueses. O Sambaqui Zé Espinho é internacionalmente conhecido como local da pré-história do Rio de Janeiro.


Vindo da zona sul do Rio de Janeiro, logo na saída do túnel que liga a Barra da Tijuca a Guaratiba, existe uma placa informando que Ilha fica à direita. Isto atrai a curiosidade dos visitantes, pois o litoral fica à esquerda. Na verdade o nome Ilha surgiu devido a um morador chamado William, oficial inglês que acompanhou Dom João VI em 1808, e que resolveu morar na região. Ilha, portanto, nada mais é do que uma corruptela de William, nome que os moradores locais tinham certa dificuldade em pronunciar e acabou virando o local onde morava o senhor Ilha.


No bairro, dominado por manguezais, existe um polo gastronômico com vários restaurantes cujos pratos principais são à base de frutos do mar. Por isso, programe um passeio por esta região e aproveite para almoçar saboreando as delícias da cozinha local.

Boa diversão.

7 views0 comments
bottom of page